6 benefícios do chocolate que você não conhecia

Para muitas pessoas, um dos maiores desafios é ficar sem consumir chocolate, já que, segundo a crença, esse alimento faz mal para a saúde. O que muitos não sabem, é que, quando consumido com moderação, os benefícios do chocolate são muitos.

Por isso, preparamos esse conteúdo para te apresentar 6 benefícios do chocolate e como consumir essa delícia sem peso na consciência. Vamos lá?

Por que o chocolate faz bem para a saúde?

O cacau, matéria prima para produzir o chocolate, é considerado um “superalimento” pela escala ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), que atribui valor antioxidante para substâncias e alimentos. Ou seja, seu consumo ajuda na prevenção de rugas, flacidez e envelhecimento precoce. Além disso, este fruto é rico em minerais como Zinco, Magnésio, Potássio, Ferro e Cálcio. 

Tais minerais são essenciais para a manutenção dos tecidos do corpo humano e do sistema nervoso central, e compõe diversos sistemas que garantem as funções vitais, como, por exemplo, a digestão.

Além disso, o cacau também ajuda na produção de triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina. No nosso corpo, a serotonina é a responsável por melhorar nosso humor, sono e apetite. Por isso, muitas mulheres nos ciclos menstruais aumentam o consumo de chocolate.

Fonte: Giphy

Quais os benefícios do chocolate?

Conforme prometido, trouxemos neste artigo 6 benefícios do chocolate para sua saúde. Vamos lá?

  1. Podem ajudar na saúde do coração: cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que os chocolates mais ricos em Cacau (aqueles mais amargos), inibem uma enzima que eleva a pressão arterial e causa hipertensão.
  2. Benefícios para os músculos: os chocolates amargos possuem uma substância chamada epicatequina, que ajuda os atletas a terem melhor desempenho para a prática de atividades físicas, aumentando a resistência e diminuindo a fadiga muscular.
  3. Estética: além de ser uma delícia para o paladar, o chocolate é um aliado da estética também, estando presentes em diversos tratamentos, como banhos de ofurô, massagens e máscaras. Por ser antioxidante, o produto combate os radicais livres das células, tendo alto poder de hidratação.
  4. Ação anti inflamatória: o chocolate contém elementos químicos que combatem a dor e inflamação. Além disso, ele também diminui a quantidade de substâncias inflamatórias presentes no organismo, é o que afirma Paul Durham, autor de um estudo realizado pela Universidade do Missouri, EUA.
  5. Durante a gestação: uma pesquisa da Universidade Yale, EUA, mostrou que mulheres grávidas que consomem chocolate ao menos cinco vezes por semana, possuem 40% menos de possibilidade de desenvolver hipertensão. O responsável por isso é o composto teobromina, encontrado nas variedades amargas e meio-amargas.
  6. Fluxo arterial: por ajudar a diminuir os níveis de LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim, o chocolate amargo melhora o fluxo arterial, ajuda a diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e obstrução dos vasos sanguíneos.

Como escolher o chocolate ideal?

Agora que você já sabe os principais benefícios do chocolate para sua saúde, é importante avaliar o produto que está consumindo. Para baratear o preço, algumas empresas utilizam de produtos similares ou o próprio cacau, porém com qualidade inferior.

Por isso, na hora de consumir, opte por produtos mais amargos, no estilo 70%, em que a quantidade do fruto é maior e os benefícios do chocolate apresentados acima são melhores adquiridos.

Lembre-se de ler o rótulo do produto antes de adquiri-lo. Produtos que tenham alto teor de gordura, devem ser evitados. Caso deseje reduzir o consumo de açúcar, opte pelas opções mais amargas ou “sem açúcar”. As versões “diet e light” possuem adoçantes que, em muitas vezes, possuem mais calorias e são maléficos para a saúde.

Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios do chocolate, compartilhe esse post com seus amigos. Aproveite para conferir nosso site e conhecer os melhores produtos, com o melhor preço e qualidade. Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s