Cerveja artesanal ou industrial: qual escolher?

Os amantes da cerveja sabem que nem todas são iguais: há aquelas mais encorpadas, suaves, as que são mais fáceis de ser encontradas e ainda aquelas que são encontradas apenas em empórios e centros cervejeiros. Com tantas opções, fica difícil decidir qual a melhor. Por isso, preparamos esse post para te ajudar na hora de escolher entre cerveja artesanal e industrial. Vamos lá?

Quais as diferenças da cerveja artesanal para a industrial?

Além das diferenças conhecidas e fáceis de identificar, como sabor, corpo, aroma e custo, essas cervejas possuem diferenças também nos ingredientes utilizados e processo de produção. Para te ajudar a entender melhor, separamos 4 diferenças a seguir:

  1. Processo de fabricação

As cervejas industriais, essas que encontramos nos supermercados, são produzidas em larga escala, para atender a demanda da população. Por isso, em seu processo de fabricação, há adição de cereais não maltados ou de carboidratos. Assim, apenas 60% da sua estrutura é composta de malte e cevada.

Enquanto isso, as cervejas artesanais são produzidas em escalas menores, com foco na qualidade e não na quantidade. O tempo de maturação também é respeitado, não havendo o processo de aceleração do processo. Essas cervejas seguem a Lei da Pureza Alemã, instituída em 1516. Essa lei determina que a cerveja deve conter em seus ingredientes apenas água, malte e lúpulo, não havendo a adição de açúcares, conservantes ou outros componentes químicos.

  1. Embalagem e rótulo

Outro ponto que diferencia as cervejas, são as embalagens e os rótulos. Enquanto as cervejas artesanais possuem rótulos que, de alguma forma, contam histórias e reforçam o cuidado que a cervejaria possui com a qualidade em todos os processos, as cervejas industriais utilizam de rótulos com cores comerciais e chamativas, a fim de chamar a atenção do consumidor e, obviamente, gerar mais venda.

  1. Preço

Como as cervejas artesanais possuem um cuidado maior no processo de fabricação, seu valor de consumo é mais alto do que das cervejas industriais. A média de preço da garrafa de 600ml da cerveja industrial é de, aproximadamente, R$6,00. Enquanto isso, as cervejas artesanais custam uma média de R$25,00.

  1. Facilidade de compra

Até pouco tempo atrás, as cervejas artesanais eram difíceis de serem encontradas, estando presentes apenas em festivais e locais menos acessíveis. Porém, com o crescimento da procura de compra, esse produto ficou mais fácil de ser encontrado e consumido.

Ainda assim, as cervejas industriais estão na frente nesse quesito. Por possuírem uma alta produção, são encontradas em supermercados, restaurantes e bares de todos os tamanhos.

Porém, com o surgimento dos e-commerce, surgiu a possibilidade de comprar cervejas especiais online e recebê-las no conforto de sua casa, facilitando todo o processo.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre os dois tipos de cerveja, é só escolher a sua preferida e saborear com moderação. O Empório Canastra Premium possui os melhores rótulos, com sabores únicos e especiais. Entre no nosso site e confira. Até mais!

Um comentário em “Cerveja artesanal ou industrial: qual escolher?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s