4 alimentos que não podem faltar na sua tábua de frios

Se tem algo que não pode faltar nos encontros de família e amigos, é a tradicional tábua de frios. Esse clássico das reuniões e comemorações é um dos pratos mais práticos de montar e fazer, se encaixando bem em todos os momentos. 

Para te ajudar a montar a melhor tábua de frios, preparamos esse post com 4 produtos que não podem faltar e que irão deixar seus convidados com água na boca. Vamos lá?

Como montar uma tábua de frios?

Primeiro, vamos falar de quantidade. Para montar uma tábua de frios, independente do tamanho e complexidade, é recomendado calcular uma média de 250g a 300g de alimento para cada convidado adulto.

Na hora de selecionar os alimentos, é ideal pensar em três tipos de queijo, dois produtos de charcutaria, ao menos um alimento em conserva (batatas ou cebolinhas, por exemplo), dois tipos de geleias ou mel, oleaginosas, legumes e torradas.

Após preparar todos os alimentos e deixá-los prontos para montagem, selecione em qual recipiente irá montar a sua tábua de frios. Geralmente, são utilizadas tábuas redondas, mas fique à vontade para utilizar o material que possuir em casa. Só não esqueça de se atentar ao tamanho, ele deve estar adequado com a quantidade de alimentos para facilitar a acomodação de todos eles, além de ficar mais bonita.

Lembre-se que o visual é tão importante quanto o paladar. Por isso, no momento de organizar os alimentos, brinque com as cores e formas. Aqui, vale usar e abusar da criatividade!

4 alimentos que não podem faltar na sua tábua de frios

Agora que você já sabe a quantidade dos alimentos e quais produtos não podem faltar, preparamos 4 tipos de produtos que não podem faltar na sua tábua de frios para que ela fique irresistível ao paladar.

1. QUEIJOS

Como você já viu, o ideal é escolher três tipos de queijos para sua tábua. Aqui, selecionamentos algumas opções para você:

  • Queijo Raízes: medalha de prata no Mundial de Araxá 2019, esse queijo é produzido com leite cru, o que o faz ter uma massa semi-dura com maturação. Seu sabor rústico persiste na boca com notas de azeite de oliva e outros vegetais. É um queijo autêntico e carrega as raízes da fazenda, despertando sensações diferentes e únicas em quem o prova. Por isso, é um produto que irá surpreender seus convidados.
Foto: Queijo Reino Bola
  • Queijo Reino Bola: esse queijo foi uma inspiração do queijo Edam, da Holanda. Fabricado na região da Mantiqueira, localizada em Minas Gerais, é um queijo semi-duro, com a casca avermelhada. Seu sabor único e coloração intensa, é ideal para ser consumido em mesa e servido em tábuas.
  • Queijo Boursin: se você busca um queijo diferenciado para encantar o paladar dos seus convidados, essa é a opção ideal. Elaborado com leite de cabra, ele é condimentado com azeite de oliva e ervas finas (alecrim, orégano e pimenta rosa). Com certeza, é uma excelente opção para servir nos encontros familiares e de amigos.

2. charcutaria

Na parte de charcutaria, as opções são diversas e podem ir do básico, até o sabores mais sofisticados. Por isso, preparamos duas opções para você. Mas, não se esqueça que você pode usar e abusar das variedades que o mercado oferece.

  • Lombo gourmet: esse lombinho é produzido com carnes nobres suínas, curadas por mais de 3 meses em câmaras de secagem. É uma carne com muito sabor e pouca gordura e, por isso, atrai a atenção de muitos consumidores.
  • Copa gourmet: o produto é produzido a partir de peças inteiras de copa curadas por mais de três meses em câmaras de secagem. Diferente do lombo, o interior da copa contém mais gordura, o que a torna mais saborosa e irresistível ao paladar.

3. geleias e mel

Uma coisa que não pode faltar em tábuas de frios, são os molhos. Para isso, você pode optar por geleias que tenham mel em seus ingredientes, e proporcionam um sabor extra para o paladar. Confira nossas sugestões para arrasar na sua tábua!

  • Geleia de Pimenta com Blueberry e Mel: essa geleia é ideal para incrementar o sabor das torradas e, até mesmo, dos demais produtos. Por mesclar o ardor da pimenta com o doce do mel, ela propicia uma experiência única no paladar de seus consumidores.
  • Geleia de Pimenta com Abacaxi e Hortelã: essa opção é perfeita para quem gosta de uma combinação ousada de ingredientes. A mescla de pimenta com abacaxi e hortelã, propicia que a geleia tenha um toque picante, mas tolerável, que encanta a todos que provam.

4. Torradas

Por fim, mas não menos importante, as torradas dão um charme para as tábuas de frios, sendo o acompanhamento ideal para sua tábua. Você pode optar por opções integrais, grãos, torradinhas, bolachinhas salgadas, biscoitos de queijo, grissini, entre todas as demais opções que o mercado oferece.

Por ser um alimento mais forte, é recomendado separar cerca de 150g de torrada para cada pessoa que for consumir da sua tábua. Na hora da montagem, lembre-se de deixá-las próximas dos molhos, geleias ou cremes.

Dica extra: uma boa opção para arrasar nas tábuas é usar azeites para temperar os produtos ou no preparo de algum molho. Você também pode deixá-lo próximo da mesa para que seus convidados se sirvam à vontade. 

Além disso, uma boa pedida para acompanhar esse tipo de aperitivo são as cervejas artesanais, os vinhos ou espumantes, que melhor realçam os sabores e aromas, e proporcionam momentos únicos.

Neste outro artigo, você encontra dicas para harmonizar queijos e vinhos e surpreender seus convidados.

Agora que você já sabe como preparar a tábua de frios ideal para receber seus convidados, que tal colocar nossas dicas em prática? Todos os produtos que citamos neste texto podem ser encontrados no Empório Canastra Premium, uma loja gourmet que oferece produtos especiais e ótimos preços. Aproveite para conferir!

3 comentários em “4 alimentos que não podem faltar na sua tábua de frios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s