Conheça os benefícios do azeite para a saúde

O azeite é um dos óleos mais consumidos por pessoas que buscam ter uma maior qualidade de vida, por meio de uma alimentação mais saudável. Suas propriedades podem ser aproveitadas para além da alimentação, sendo bastante utilizado para hidratação de pele e cabelos, por exemplo. Para te ajudar a conhecer os benefícios do azeite para a saúde, é que preparamos esse conteúdo. Vamos lá?

Uma breve história sobre o azeite

Segundo pesquisadores, o óleo de oliva começou a ser estudado entre os séculos VII e III a.C, devido aos benefícios apresentados para o ser humano. Há registros também que mostram que o azeite era usado há mais de 6 mil anos pelos mesopotâmios, quando untavam seus corpos com azeite para proteger do frio. 

O azeite de oliva é fabricado a partir de azeitonas, e pode ser extraído de duas formas, a primeira, e mais antiga, é por meio da prensagem da mistura até extrair o óleo. A segunda forma é por meio da centrifugação, que primeiro separa toda a parte líquida da sólida. Após essa primeira separação, o produto passa por outra centrífuga que separa o azeite da água, restando assim apenas o óleo.

Por ser um produto milenar, não se sabe ao certo quando começaram a consumi-lo em refeições, porém os benefícios do azeite para a saúde são cientificamente comprovados, fazendo com que cada vez mais médicos e nutricionistas o receitem para seus pacientes.

Quais os principais benefícios do azeite para a saúde?

O azeite é a prova de que nem toda gordura é ruim, sendo benéfico para várias partes do corpo humano. Seu consumo pode ser feito em saladas, carnes, queijos e, até mesmo, nas famosas tábuas de frios. Há também quem utilize o azeite para hidratar a pele e cabelo.

Porém, para que suas propriedades sejam aproveitadas, o consumo desse óleo na alimentação não pode ser exagerado. A recomendação é que, para que o azeite ofereça benefícios para a saúde, seu consumo não passe de uma colher de sobremesa por dia. 

Lembrando que, para melhores resultados, um nutricionista ou médico deve ser consultado para orientar sobre como o consumo deve ser feito, de acordo com suas características físicas e objetivos.

Benefício 1 – Saúde do cérebro e coração

O azeite de oliva é fonte de ácidos graxos (popularmente conhecidos como “gordura do bem”), antioxidantes (que previnem a degeneração dos neurônios), minerais e vitaminas. Por isso, seus benefícios para o cérebro e coração são bastante conhecidos, fazendo com que seja bastante indicado para protegê-los de possíveis doenças.

Benefício 2 – Anti-inflamatório natural

Devido a suas propriedades, o azeite de oliva é um anti-inflamatório natural. Ou seja, quando consumidos no dia a dia, o óleo ajuda a impedir a formação de inflamações no corpo, fortalecendo o sistema imunológico.

Benefício 3 – Perda de peso

Por aumentar a sensação de saciedade, o azeite ajuda na redução da quantidade de comida consumida, sendo bastante utilizado por pessoas que querem ou precisam perder peso. Ele também contribui para a digestão, evitando o acúmulo de gordura na região abdominal, além de ajudar a reduzir a quantidade de açúcar no sangue.

Benefício 4 – Saúde dos ossos

Por ser fonte de cálcio e vitamina K, este óleo é ótimo para manter a saúde dos ossos, fazendo com que os benefícios do azeite para a saúde sejam ainda maiores do que podemos imaginar. Além disso, é um alimento rico em oleuropeína, composto que apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e ajuda na prevenção de doenças, como a osteoporose.

Como comprar um azeite de qualidade e preservar o produto?

Quando for comprar seu azeite, analise a embalagem com calma. O verdadeiro azeite é produzido unicamente com azeitonas. Assim, caso identifique algum outro óleo em seus ingredientes, saiba que o produto é considerado um óleo composto e não um azeite original.

Produtos menos expostos a luz estão menos susceptíveis à oxidação, fazendo com que suas propriedades sejam preservadas. Além disso, opte por produtos em embalagens de vidros, evitando embalagens plásticas.

Após comprar seu azeite, evite guardá-lo em locais expostos à luz, ar e calor, pois esses fatores podem prejudicar sua qualidade. A validade usual do azeite é de três meses, por isso, tente consumir o produto dentro desse prazo e garantir os benefícios do azeite para a saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e garanta que eles também conheçam os benefícios do azeite para a saúde. Clicando nesse link você encontra azeites gourmets com qualidade e preço justo. Aproveite e adquira já o seu!

Um comentário em “Conheça os benefícios do azeite para a saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s