Guia rápido de como harmonizar geleias com diferentes pratos

Seja no café da manhã ou na tábua de frios, um acompanhamento cada vez mais presente nas mesas são as geleias. Porém, muitos consumidores ainda possuem dúvidas sobre como harmonizar geleias, achando que elas só ficam saborosas com pães e torradas.

Para isso, preparamos esse conteúdo, que irá te dar dicas sobre como fazer a harmonização de geleias com diferentes pratos e surpreender a todos com a combinação. Vamos lá?

Guia rápido de como harmonizar geleias com diferentes pratos

A forma mais comum de consumir geleias, principalmente as doces, são no café da manhã acompanhando pães. Porém, com o surgimento de novos sabores, a geleia ganhou espaço cada vez maior na mesa dos brasileiros, estando presente em tábuas de frios, churrascos e até mesmo nas saladas. 

Os produtos deliciosos e de qualidade dão um toque especial à refeição, e também são fonte de fibra para o organismo. A mistura das tradicionais geleias de frutas com pimentas e outros sabores dão um toque especial, gerando combinações que surpreendem e agradam o paladar.

Quais alimentos podem ser harmonizados com geleias?

Vários alimentos podem ser harmonizados com geleia, basta combinar os sabores para que ambos tenham destaque. Abaixo, selecionamos quatro formas de consumir geleias que, com certeza, irá agradar o seu paladar. Confira!

  • Saladas: quer preparar uma salada diferente, saborosa e nutritiva? Fica aqui a nossa dica: na hora de preparar o molho, adicione um pouco de geleia nele. Isso faz com que o sabor fique mais agridoce e o molho mais encorpado.
  • Risotos: para quem acha que os risotos não podem ser melhorados, é porque nunca tentou acrescentar geleia nele. Seja na hora da finalização ou como base, as geleias são capazes de deixar esse prato ainda mais saboroso. A dica é combinar sabores opostos, como por exemplo, risotos de queijos especiais com geleia de damasco.
  • Carnes: nas carnes, as geleias podem ser usadas como tempero, deixando as receitas mais saborosas e nos salvando quando não temos tempo de marinar. Nesse caso, a carne fica com um sabor mais adocicado. Além disso, ela pode ser usada também como molho para ser consumido quando a carne já estiver pronta, sendo um tempero extra. A dica é harmonizar geleias amarelas, como abacaxi, laranja e damasco com as carnes brancas, e as de frutas vermelhas com carnes vermelhas. Outra combinação também são as geleias com base de pimenta, ideias para acompanhar e temperar carnes de sabor forte.
  • Molhos: quer inovar nos molhos e não sabe como? Então, essa dica é para você. Molhos que tem vinhos como base combinam muito bem com geleias. Para fazer a harmonização, basta lembrar que vinho tinto combina com geleias de frutas vermelhas. Para molhos mais agridoces, harmonize as geleias com azeites balsâmicos ou vinagres.

3 geleias que você não pode deixar de conhecer

  1. Geleia de Pimenta com Blueberry e Mel: produzida em Piumhi – MG, essa geleia mistura o picante da pimenta, com o doce do blueberry e mel. O resultado? Um produto agridoce que conquista a todos os paladares. Essa geleia é ideal para ser consumida com carnes e queijos, dando um sabor ainda mais especial para esses alimentos.
  1. Geleia Orgânica – Pote de Uva: por ser um produto orgânico, essa geleia conta com pequenos pedaços de fruta, o que garante que o sabor fique ainda mais marcante e agradável ao paladar. O uso de açúcar orgânico na medida certa fazem dessa geleia uma verdadeira tentação a cada colherada.
  1. Geleia Orgânica Bisnaga – Tomate com Pimenta: também é um produto orgânico, mas diferente das demais, que são vendidas em pequenos potes de vidros, essa geleia é vendida no formato de bisnagas. Com um sabor picante, essa geleia é ideal para harmonizar com frango milanesa ou com linguiça em um churrasco.

Agora que você já sabe como harmonizar geleias com diversos alimentos, é hora de experimentar! Conta sua experiência para a gente nos comentários. Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s