Confira: 3 drinks com cachaça fáceis de preparar

Seja da branca ou da amarela, a cachaça é uma das bebidas mais conhecidas e consumidas no Brasil. Entre os consumidores, há aqueles que não abrem mão de tomá-la pura, e os que não gostam de sentir o sabor gerado por seu alto teor alcóolico. 

Independente do tipo de consumidor que você é, uma coisa não dá para negar: se combinada com ingredientes certos, essa bebida gera drinks deliciosos. Por isso, preparamos 3 receitas de drinks com cachaça que vão te surpreender. Vamos lá?

De onde veio a cachaça?

A cachaça é um produto nacional, criado nos moinhos de cana existentes no tempo da escravidão. Naquela época, os escravos moíam a cana, ferviam o caldo e,em seguida, colocava em fôrmas para esfriar e fazer o doce conhecido como rapadura. Porém, em algumas vezes, o caldo fermentava, dando origem a um líquido conhecido como “cagaça”.

Esse líquido era descartado, pois não servia para a produção dos doces. Porém, alguns escravos bebiam desse produto e trabalhavam mais entusiasmados e felizes. Assim, os senhores de engenho estimulavam o consumo desse líquido, mesmo sendo proibido pela corte real, que temia uma rebelião pelo entusiasmo gerado.

Com o passar do tempo, a bebida foi ficando conhecida e, com isso, o processo de fabricação foi aperfeiçoado. Assim, a bebida passou a ser filtrada e destilada. A fermentação com fubá de milho, que era usada no tempo dos escravos, ainda é adotada pela maior parte dos produtores artesanais.

Devido à sua história e ao preço em que era vendida, a cachaça por muitos anos foi conhecida por ser uma bebida “clandestina” e de pessoas de baixa renda. Porém, atualmente ela é respeitada e apreciada mundialmente, tendo conquistado a preferência de pessoas de diferentes classes, gêneros e idade (respeitando a idade mínima de 18 anos, é claro).

3 drinks com cachaça fáceis de preparar

Caipirinha

Vamos começar com o clássico, que não pode faltar: a tradicional caipirinha brasileira. Antes de te passar os ingredientes e o modo de preparo, separei três dicas básicas que, se você seguir, seu drink com cachaça conquistará a todos os paladares.

  1. Lembre-se da regra dos três terços: uma parte do copo ou jarra de fatias de limão, uma parte de gelo e uma parte de cachaça.
  2. Quanto melhor a cachaça, melhor a caipirinha.
  3. Se for usar cachaça envelhecida na caipirinha, lembre-se que isso vai levar um novo sabor para o drink.

Agora que você já sabe as principais dicas, vamos ao preparo?

  • Ingredientes

– ½ dose de cachaça;

– ½ colher de chá de açúcar;

– 1 limão;

– Gelo à vontade.

  • Como fazer?

Descasque o limão, corte- ao meio, retire toda a parte branca e o fatie em rodelas bem finas. Em um copo, adicione a fruta, o açúcar e amasse fazendo um suco. Em seguida, adicione a cachaça e o gelo.

Raspadinha de melancia

Com o verão chegando, tudo o que você deseja é um bom drink para se refrescar, certo? Por isso, a raspadinha de melancia é o ideal para você. Confira abaixo os ingredientes e forma de preparo:

  • Ingredientes:

– 5 fatias de melancia picadas sem as sementes

– 1 fôrma de gelo picado

– 1 lata de leite condensado

– Cachaça a gosto

  • Como fazer?

Adicione em um liquidificador o leite condensado, a cachaça e a melancia picada. Bata até que se forme uma mistura homogênea. Coloque o gelo picado em um copo e adicione a bebida. Para finalizar, adicione mais leite condensado. Pronto! Agora é só saborear.

Mulata

No início deste post, contamos que a cachaça foi criada a partir do processo de fabricação da rapadura. Então, se o processo de criação foi em conjunto com esse doce, porque não unir os dois ingredientes? O nosso drink com cachaça agora mistura o doce da rapadura, com o sabor inconfundível da bebida.

  • Ingredientes

– 60ml de cachaça;

– 2 colheres de bar de rapadura ralada;

– 10ml de suco de limão siciliano;

– ½ limão tahiti cortado em cubos.

  • Como fazer?

Em um copo, coloque os limões tahiti, o suco do limão siciliano e a rapadura. Esmague até extrair o suco dos gomos, acrescente gelo e cachaça. Mexa bastante e… pronto! Só aproveita essa delícia.

Agora que você já conhece três receitas de drinks com cachaça, é só aproveitar! Mas, lembre-se: beba com moderação e, se consumir bebidas alcoólicas, não dirija. Compartilhe essas receitas com seus amigos e nos conte o que vocês acharam. Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s