4 queijos da Serra da Canastra que você não pode deixar de conhecer

A Serra da Canastra é nacionalmente conhecida por suas belezas naturais, mas também por seus queijos. A região, localizada em Minas Gerais, possui mais de 800 produtores, que estão localizados em 7 municípios diferentes, e juntos mantêm viva uma tradição que já dura mais de dois séculos.

Nesse post, você vai conhecer um pouco da história da Canastra, como é feita a produção dessas delícias e também terá a indicação de 4 queijos da Serra da Canastra que você não pode deixar de conhecer e provar.

E então, vamos lá?

Parque Nacional Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi fundado em 1972 e atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com uma área de mais de 70 mil hectares de preservação, é nele que está localizada a nascente do Rio São Francisco, além de inúmeras cachoeiras, como a Casca d’Anta, uma das mais conhecidas do parque.

O circuito turístico que compõe o parque é formado pelas cidades São Roque de Minas, Araxá, Bambuí, Campos Altos, Ibiá, Medeiros, Perdizes, Sacramento, Tapira, Tapiraí e São João Batista do Glória.

No circuito, é possível encontrar serras, grutas, cachoeiras, fazendas centenárias e, claro, o tradicional queijo da Serra da Canastra, sendo um atrativo irresistível para os amantes de aventura e das delícias da culinária.

Fonte: TV Brasil

Produção de queijos

Os produtores da Serra da Canastra são responsáveis por produzir cerca de 576 toneladas de queijo por ano. Quem regulamenta essa produção, é a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).

Para garantir a qualidade do produto e a origem, todo queijo produzido na área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra recebe uma etiqueta comestível com um código de barras de oito dígitos, que contém a identificação do produtor e dados do produto, como data e local de fabricação.

O clima, a altitude e as demais características da Canastra dão aos queijos um sabor único e inconfundível. Sendo o queijo Canastra artesanal, feito de leite cru, o mais tradicional da região.
A produção, passada de geração em geração e que já dura há mais de duzentos anos, fez com que, em maio de 2008, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), reconhecesse o queijo canastra como um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, preservando assim a cultura da região.

4 queijos da Serra da Canastra que você precisa conhecer

  1. Queijo Canastra Johne

Este é um dos mais tradicionais queijos da Canastra, produzido na região desde 1975. Fabricado com leite cru e tendo casca lavada, não possui mofo visível. Porém, por possuir mofo azul na sua maturação, seu sabor é picante e robusto. Apesar de ser macio, sua tendência é se tornar semi duro e de cristalizar com o tempo.

  1. Queijo Canastra Santuário do Mergulhão – Lavado

Esse é um queijo de sabor e aroma fortes. O nome “lavado” se dá pelo processo que a casca passa durante a cura, fornecendo para ela certa rugosidade. Produzido em São Roque de Minas, recebeu em 2019, a Medalha Super Ouro e Prata no concurso Mondial Du Fromage, a mais importante premiação do mundo do queijo, o que já comprova a qualidade do produto. 

Fonte: Fazenda Santuário do Mergulhão
  1. Queijo Canastra Serjão – Mofado

Mesmo com a casca enrugada e uma coloração diferente da tradicional, por ser do tipo mofado este queijo possui um sabor único e raro, estando entre os mais tradicionais produtos da Canastra. Produzido com leite cru, o produto deixa qualquer um com água na boca. Tanto que foi reconhecido com medalha de Bronze no Mondial Du Fromage na França 2019 e medalha de Ouro IV no Prêmio Queijo Brasil 2018.

  1. Queijo Canastra Moldura de Minas

O queijo canastra da fazenda Moldura de Minas possui uma casca amarela lisa e a massa macia, sendo conhecido por sua cremosidade. Além de ter um sabor único, é um produto raro, por ser produzido em pequena escala. É ideal para acompanhar um vinho, cerveja ou cachaça, mas também para fazer o tradicional pão de queijo mineiro.

Fonte: Fazenda Moldura de Minas

Onde encontrar?

Esses e os demais queijos da Serra da Canastra podem ser encontrados presencialmente nas fazendas produtoras, localizadas na região do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Além disso, podem ser encontrados também no Empório Canastra Premium, uma loja gourmet, que conta com produtos especiais, ótimos preços e entrega para todo o Brasil.

Agora que você já conhece um pouco das delícias da Serra da Canastra, aproveite para compartilhar com seus amigos. Temos certeza que você vai surpreendê-los ao preparar uma noite de comes e bebes com essas delícias. Até mais!

Veja também: 3 dicas para harmonizar queijos e vinhos

2 comentários em “4 queijos da Serra da Canastra que você não pode deixar de conhecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s