4 benefícios do queijo para sua saúde

O queijo está na mesa da maioria dos brasileiros, sendo consumido nos horários de café, em biscoitos e quitutes e também como acompanhamento de um bom vinho. Além de possuir diversos sabores, texturas e formas de consumo, esse produto é também rico em nutrientes e vitaminas. Por isso, neste conteúdo você vai conhecer 4 benefícios do queijo para sua saúde. Vamos lá?

4 benefícios do queijo para sua saúde

Muitas pessoas ainda acreditam que os queijos são “apetitosos, mas muito gordurosos”. Essa ideia já foi cientificamente superada, já que os queijos são fontes de proteínas, cálcio e outros minerais, além de vitaminas A e D, que são totalmente indispensáveis em diversas fases da vida.

O que deve ser considerado, como tudo na vida, é a quantidade. No site da ABIQ – Associação Brasileira das Indústrias do Queijo, você encontra diversas planilhas nutricionais que orientam o consumo desse alimento.

Sem mais delongas, vamos conhecer os benefícios do queijo?

O alimento é rico em vitaminas

Conforme já falamos, os queijos são ricos em vitaminas A e D, mas também há vitaminas B2, B12 e K2 em seus ingredientes. Essas vitaminas são importantíssimas para nossa saúde e bem estar, cada uma de uma maneira específica.

Algumas vitaminas, como a D, são importantes para a síntese do cálcio, que ajudam a garantir a saúde dos ossos e a prevenção de doenças como a osteoporose. As vitaminas B, cada uma com sua especificidade, desempenham papéis importantes no metabolismo celular. E a vitamina K2 tem um importante papel na manutenção óssea e na saúde do coração.

Leita também: 4 queijos da Serra da Canastra que você não pode deixar de conhecer

Há muitas proteínas!

Não basta ser rico em vitaminas, os queijos também possuem muitas proteínas consideradas de alta qualidade. Ou seja, a absorção delas ocorre quase completamente na altura do intestino, fornecendo ao organismo aminoácidos essenciais e de ótima digestão.

Esses aminoácidos reduzem a pressão sanguínea, aumentam a absorção de minerais e provam os benefícios do queijo para sua saúde.

Presença de minerais

Além de possuírem diversas vitaminas e proteínas, os queijos também são ricos em minerais. Cálcio, fósforo, zinco e sódio são muito importantes para a saúde e adivinhe… Todos são encontrados no queijo.

Esses minerais desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida, impactando em diversas partes do nosso organismo. O cálcio, por exemplo, atua em processos metabólicos como a coagulação sanguínea, contração muscular e, como característica principal, a conservação dos ossos e dentes.

Ajuda no emagrecimento

Devido às inúmeras proteínas presentes, os queijos ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer mais. Vale ressaltar aqui que os queijos mais claros como o queijo fresco, cottage ou ricota são os mais indicados para esse objetivo.

Além disso, estudos indicam que o butirato, uma substância que se forma no intestino após a fermentação do queijo, ajuda a aumentar o metabolismo e, por isso, auxilia na queima de gordura corporal.

Agora que você conheceu os benefícios do queijo para sua saúde, lembre-se que tudo depende da quantidade e frequência de consumo. Para melhores resultados, consulte um médico ou nutricionista para te orientar a melhor maneira de usar esse alimento na sua vida.

E então, está esperando o que para adquirir os melhores queijos artesanais? Entre no nosso site e confira produtos de alta qualidade, com os melhores preços e condições de entrega.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s